segunda-feira, 4 de agosto de 2008

"a verdade é filha do tempo e não da autoridade"


Quem precisa mentir, já mostra falta de inteligência. Os inteligentes enganam contando A VERDADE!!! A astúcia é tamanha que primeiro provocam desconfiança nas pessoas para depois enganarem contando A VERDADE, induzindo os desatentos a erro! Assim, conseguem vantagens que os mentirosos nem sonham.Mentiras provocam ódio quando descobertas. As vítimas sentem o ar arrogante do trapaceiro, que subestima a inteligência alheia para aplicar seus truques.Mas nem todas as verdades devem ser ditas, pois machucam, levantam contendas, ofendem e cortam laços de amizades. Algumas precisam ser colocadas à sombra: os interessados que a encontrem sem que os ajudemos de forma direta. É mais prudente usar insinuações sutis, se julgarmos conveniente.Outras verdades precisam ser adocicadas, enfeitadas. Dizer um NÃO pode acabar com uma amizade. O "não" saído da boca de uns conforta mais do que o "sim" da boca de outros. O mal jeito estraga tudo.A VERDADE sempre aparece, seja direta ou indiretamente. Alguns passam a vida mentindo para todos e para si mesmos; a medida em que os anos avançam, problemas de saúde começam a aparecer. É a mente subconsciente se manifestando contra os artifícios da mente consciente. Freud dizia que "o mentiroso exala a mentira por todos os poros", basta saber observar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário